Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) de todo o país estão divulgando alertas para um novo golpe envolvendo a instituição. Criminosos estão enviando mensagens por SMS, WhatsApp ou e-mail, com a falsa informação de que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da pessoa está em processo de suspensão ou até cassação em andamento.
| Receba as principais notícias direto no WhatsApp
Junto à mensagem, aparece um link em que o cidadão é direcionado a uma página falsa que simula o sistema GOV.BR, do Governo Federal. Ao preencher os dados para fazer a consulta, o resultado mostra dados pessoais do condutor e supostas informações da infração cometida e valores, além de um campo com a opção “regularizar”. No entanto, trata-se de um golpe.
Nas redes sociais, são diversos os relatos de pessoas que receberam a mensagem. "Incrível, estou em processo da renovação da carteira e olha só, golpe usando o Detran", escreveu um internauta que compartilhou uma imagem da mensagem que recebeu com link suspeito.
“Os contatos dos Detrans com os condutores e proprietários de veículos são realizados pelos canais oficiais, seja por meio de correspondências devidamente identificadas, enviadas via Correios, ou de outras formas que são amplamente divulgadas por cada órgão de trânsito estadual. É fundamental que o cidadão acesse os sites oficiais dos Detrans para consultar se tem infração registrada no veículo ou até mesmo processo de suspensão ou cassação aberto contra a pessoa”, explica Vieira.
Há a opção ainda de baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), onde será possível consultar possíveis infrações cometidas. A ferramenta permite que o cidadão faça adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) para ser avisado quando houver uma nova infração registrada e inclusive começar a receber as notificações de infração e de penalidade exclusivamente de forma eletrônica.
FALE COM O POPULAR ONLINE
Para falar com a redação do Popular Online, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Estado embarcou 83 mil toneladas e faturou mais de US$ 356 milhões no primeiro mês de 2026. O resultado representa aumento de 53,18% em comparação com janeiro do ano passado.
Justiça decretou "nulidade absoluta" do processo após constatação de que primo usou dados da vítima indevidamente
Apoiadores ressaltam que a medida deve ser sem redução de salário
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.